Agende sua Consultoria de Perfil & Estilo (41) 3121 2979 / (47) 99928-7279 SAIBA MAIS

Cinco Razões para Não Errar ao Adotar o Conceito de Open Space em sua Casa.

by

Amplitude ainda é a melhor definição para o Conceito Open Space. Quem já não desejou fazer com que as paredes de sua casa se abrissem em algum momento? Aquela churrasqueira separada da casa, ou aquela Sala de Estar longe da cozinha?

Este sentimento está presente há muito tempo em nossa cultura, mas há pouco tempo ele começou a ser essencial. Quem tem família grande ou recebe muitas pessoas sabe do que eu estou falando, espaços abertos são ótimos. Vindo para ficar de vez, o conceito Open Space para residências traz consigo todo ar de leveza, funcionalidade e integração.

Mas cuidado, antes de seguir planejando derrubar paredes em sua casa, vou lhe contar sobre os Cinco maiores Erros que você pode cometer ao Adotar este caminho.

1 Mobília Fixa x Mobília Solta

O Conceito de Open Space leva em conta a flexibilidade como um dos significados principais além da amplitude já mencionada. Desta forma esqueça de vez o excesso de mobília fixa. Sabe aquela ideia de que se tem que ocupar todos os cantos? Esta totalmente fora de contexto pensar assim se quiser mesmo aderir ao Open Space.

Esta linha assume que tanto o layout como as peças que compõem o ambiente, devem ser na sua grande maioria soltas. Isso não quer dizer que você não possa trabalhar com a fixa, porém tente solicitar ao seu Arquiteto que proponha soluções fixas somente nos espaços necessários, como áreas molhadas, o móvel da TV da sala e outros.

Também pense que trabalhar com peças soltas exige mais espaço, então em alguns casos, nada de trabalhar com um aparador muito grande que preencha toda a parede. Pense que se deixar uma folga nas laterais desta peça, ela vai aparecer mais no ambiente e deixar tudo mais leve.

2 Manter a Integração dos Ambientes pode ser Difícil

Quando temos um Conceito de Open Space não podemos deixar de notar que, apesar de não termos paredes dividindo os espaços, estes ambientes continuam a ter separações por peças como aparadores, bancadas, divisórias, mesa e outros.

Os espaços ficam delimitados com diferentes usos. Ao entrar em um espaço amplo nossos olhos percorrem todo o ambiente e é imprescindível que este espaço tenha uma linguagem harmônica e integral.

Seu arquiteto pode misturar estilos, cores, texturas e peças clássicas com modernas, porém para que seja um Open Space é necessário que, apesar dos diferentes usos, tudo esteja integrado. Você deve sentir que a cozinha conversa com o jantar, este com o estar e assim por diante.

Cuidado com as misturas muito divergentes, pois desta forma você pode perder o sentido de amplitude e pode dar a entender que o espaço está todo segmentado. Reduzindo o efeito de aberto.

3 Cuidado para não Errar nas Distâncias entre os Elementos

Não é somente os móveis soltos que devem estar proporcionalmente dimensionados ao todo, também deve cuidar com as distâncias entre as peças. Nada mais desconfortável do que ao sentar em um sofá seu pé fica batendo na mesa de centro. Ou para passar ao outro lado da mesa alguém deve sair do seu lugar.

As circulações devem estar muito bem dimensionadas. Para isso o melhor a se fazer é começar das peças maiores para as menores. Dimensionar, sofás, mesas de jantar e outros que ocupem mais espaço. Posterior você pode partir para os elementos de menor tamanho.

E lembre-se: se ficar apertado é melhor reduzir ou até suprimir uma peça que não seja de muita relevância. Seu Arquiteto deve lhe mostrar quando o problema surgir, mas a escolha final é somente sua. O espaço deve ser amplo e fluído, para isso todos os elementos devem estar muito bem dimensionados.

4 Se for Reformar: Cuidado com o Quebra Quebra!

Muito cuidado em tomar decisões de demolir paredes ou deslocar prumadas hidráulicas sem a ajuda de um profissional.

Alterações civis no local a ser elaborado o Conceito de Open Space só deve ser feita por um Arquiteto.

Muitas decisões devem ser tomadas como a posição de dutos que não podem ser alterados, estrutura de pilares e vigas que não podem sofrer danos e até mesmo ventilação e iluminação natural que devem ser levadas em conta. O layout do Open Space deve aceitar e se acomodar no entorno destes elementos físicos e é desta forma que o profissional vai lhe apresentar as propostas de organização dos espaços.

Muitas vezes será necessário que você abra mão de alguns desejos e que reorganize as suas ideias para aceitar um espaço não tão aberto ou com outras soluções que podem deixa-lo semi-aberto. Como encapar pilares com um revestimento bacana e até mesmo usa-los para uma móvel piso/teto. Ou uma parede parcialmente aberta pode servir de anteparo para a bancada da cozinha e outras soluções que podem lhe agradar.

Por isso se for reformar, mantenha a mente aberta.

5 Tenha muito bem definido os usos que este espaço deve comportar.

Um Open Space bem projetado deve conter espaços que sejam adequados para você, sua família e também deve agregar usos que levem em consideração a rotina de sua família. Você recebe muitas pessoas? Gosta de utilizar o Living somente para jantar e sala de TV? Ou um cantinho para os filhos pequenos importa? Com que frequência cozinha? Tudo isso e muito mais deve estar em pauta ao falar com o seu Arquiteto.

Muitos erros acontecem nesta etapa pois as pessoas acreditam que vão receber muitas pessoas, ou então que determinado espaço vai ficar sempre organizado e nunca vai ser necessário alterar nada. Lembre-se, nada mais incômodo que ficar se preocupando com retirar todos os dias um Vaso de Murano da frente, ou colocar no alto de uma prateleira todos os objetos que podem ser danificados por Pets e Crianças.

O que quero dizer é: Se tem filhos e animais de estimação pense neles também como entes fundamentais em sus decisões. Considere espaços para o seu conforto e a beleza deve seguir junto a funcionalidade. Não recebe muitas pessoas? Então elimine aquela mesa de jantar enorme e poupe mais espaço ao que mais interessa, um bom sofá para assistir um filme em família.

Ainda não possui um Arquiteto? Consulte-nos sobre a Consultoria de Perfil & Estilo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boa escolha! :) Verifique seu email para receber seu livro.